OUTRA MARGEM
Licenciatura em Educação Básica
2011/2012
Trabalho Individual
Outra Margem
Aluno: Maria João Gonçalves Mendes
Turma: B
Unidade Curricular: Sociologia
Docente: Maria Luísa Quaresma
Data: 31 de Maio 2012
Recensão Critica ao Poema Outra Margem
Este trabalho consiste na análise interna do poema Outra Margem relacionando com a sociologia, que é o estudo do comportamento social das interações e das instituições socias, que tem por objetivo analisar o funcionamento e a evolução da sociedade numa perspetiva geral, mas este relaciona-se mais especificamente com a sociologia da educação, um dos ramos da sociologia.
A autora da obra, Maria Rosa Colaço nasceu no Torrão, Alcácer do Sal, em 1935 e faleceu em Lisboa, em Outubro de 2004. Completou dois cursos superiores, um de enfermagem e mais tarde o de professora do Ensino Primário. Foi professora primária em Moçambique e posteriormente em Portugal. Sempre defendeu a grande importância da leitura no desenvolvimento e educação das crianças. A Criança e a Vida foi considerada uma das suas obras mais importantes e a que a tornou conhecida. Em 1958 escreveu a sua primeira obra para teatro Outra Margem, que lhe valeu o Prémio Revelação de Teatro. Em 1982 ganhou o Prémio Soeiro Pereira Gomes, com à edição do livro Gaivota. Sete anos depois graças a obra Pássaro Branco venceu o Prémio Alice Gomes da Associação Portuguesa para a Educação pela Arte.
A Outra Margem, escrito em pleno Estado Novo, remete-nos, como já referi, para vários pontos da sociologia da educação que tem como objetivo descrever, explicar e interpretar sociologicamente o que em termos educativos ocorre na escola e também no sistema educativo de uma sociedade, os fenómenos educativos. Ligada a sociologia em geral, pretende resolver os problemas práticos.
A educação da época era bastante diferente do que é hoje em dia, o poema dirige nos para a educação da altura mas também para vários