protecao
TECNOLOGO EM SEGUNÇA DO TRABALHO
INTRODUÇAO A SEGURANÇA DO TRABALHO
(RESUMO SOBRE EQUIPAMENTO DE PROTEÇAO INDIVIDUAL)
MANAUS
2014
ZELANDIA LUCENA MELO
Resumo sobre Equipamento de Proteção Individual
MANAUS
2014
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
A observação do ambiente e riscos ocupacionais é o primeiro passo para definições da EPIs que serão utilizadas pelo trabalhador. E necessário realiza uma avaliação no local de trabalho para verificar a utilização das EPIs, uma vez identificadas as operações ou tarefas faremos a seleção do equipamento individual a ser utilizado.
As verificações são com a proteção dos olhos, proteção da face, proteção respiratória, proteção de cabeça, proteção de pés, proteção das mãos, proteção do corpo, proteção do ouvidos, avaliando as funções que os trabalhadores realizam verificamos as EPIs adequadas para cada trabalhador por meio de um estudo considerando os seguinte itens identificação dos riscos, avaliação dos riscos identificados, indicação do EPIs adequadas.
A seleção das EPIs envolve qualidade e utilização quanto há qualidade o equipamento dever oferece proteção e deve ser durável para evita a rejeição deve ser confortável é importante que a seleção seja feito por técnicos qualificados na área de segurança do trabalho a fim de evita equipamentos inadequados Norma Regulamentadora 6 (2006), e recebem a seguinte classificação: EPI para proteção dos membros inferiores (calçado, meia, perneira e calça); EPI para proteção dos membros superiores (luva, creme protetor, manga, braçadeira e dedeira); e EPI para proteção dos olhos e face (óculos, protetor facial, máscara de solda),respectivamente.
As EPIs devem ser fornecida gratuitamente ao empregado dever ser substituída quando houver sinais de danificações ou extravio.
O treinamento para uso das EPIs e tarefa delicada especialmente