Eletroquímica - Pilha de Daniell
Estudar e compreender o processo das células eletroquímicas, dando como resultado substâncias que recebem ou doam elétrons originando íons, culminando na criação de corrente elétrica.
2. Introdução
Eletroquímica é uma área da química que estuda as reações que produzem corrente elétricas através de reações chamadas de oxidação e redução.
Também estuda as reações que ocorrem por intermédio do fornecimento de corrente elétrica, conhecidas como eletrólise.
A eletroquímica está muito presente no nosso dia-a-dia. Está presente basicamente em pilhas e baterias utilizadas em aparelhos eletrônicos, como celular, controle remoto, lanternas, filmadoras, calculadoras, brinquedos eletrônicos, rádios à pilha, computadores, e muitos outros.
A. Pilhas, baterias e acumuladores - são dispositivos que produzem corrente elétrica por intermédio de uma reação espontânea de óxido-redução.
B. Eletrólise - é o processo de obtenção de uma reação de óxido-redução por meio de uma corrente elétrica.
C. Pilhas - existem vários tipos de pilhas e baterias, mas por motivos didáticos adota-se, normalmente, o esquema chamado de pilha de Daniell:
3. Relação de Material
. Béquer
. Placa de zinco metálico
. Eletrodo de cobre metálico
. Ponte salina: tubo em U contendo uma solução salina de NaCl com as extremidades fechadas com chumaços de algodão.
. Multímetro
. Cuba Eletrolítica
4. Procedimentos Experimentais e Resultados
Experiência n° 1 - Pilha de Daniell
Procedimento:
A pilha será construída mergulhando uma placa de zinco metálico numa solução de sulfato de zinco (ZnSO4) a uma concentração de 0,97M, um eletrodo de cobre metálico mergulhado em uma solução de sulfato cúprico (CuSO4) a uma concentração de 0,72M. As duas soluções são colocadas em contato através de uma ponte salina (tubo em U contendo uma solução salina de NaCl com as