ELETROQUÍMICA – PILHA DE DANIELL
CURSO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – TURMA: AN
RELATÓRIO DE QUÍMICA – ELETROQUÍMICA – PILHA DE DANIELL
PROFESSOR:
ALUNOS:
VOLTA REDONDA
2013
1- Qual a função da ponte salina?
Separar fisicamente as soluções; permitir a migração dos íons entre as soluções, mantendo o equilíbrio de cargas e, consequentemente, o fluxo de elétrons; reduzir o potencial de junção líquida e transferir os elétrons.
2- Qual o potencial experimental encontrado para a pilha?
Valor medido no multímetro: 1,09V
3- Explique por que o potencial experimental é diferente do potencial teórico
Diferença na concentração, as soluções podem ter maior ou menor concentração, como no nosso caso, logo o valor potencial experimental é diferente, ou seja um pouco menor.
4- Em que situação é conduzida com maior eficácia a condutividade?
Água potável = 0,88
Água destilada = 0,90
Água mineral = 0,80
Nesse caso a água destilada terá a maior condutividade, mas teoricamente ela teria que ser a de menor condutividade. Obtivemos esse resultado no experimento porque a mesma passou por processos químicos de purificação.
Mas é a água potável que possui maior eficácia.
CONCLUSÃO
Concluímos que a função principal da ponte salina é transferir os elétrons, verificamos que a diferença de concentração das soluções nos proporciona valores de potencial experimental diferentes do diferencial teórico. E ainda vimos que água destilada possui menor condutividade, mas por estar submetida a processos químicos ela apresentou mais condutividade do que a água mineral e água potável (que deveria ser a de maior eficácia)
BIBLIOGRAFIA
SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Fisica General. Madrid (Espanã). Aguilar, 1966.
ZEMAITIS, Jr. J. F., CLARK, D . M., RAFAL, M SCRIVNER, N. C. Handbook of aqueous electrolyte thermodyanamics. New York ; Design Institute for Physical Property Data( DIPPR), 1986,852p.