Uma Dialética entre Ensino e Aprendizagem
A espécie humana é marcada pelo convívio social, em que há relações de trocas de saberes, proporcionando assim, a aprendizagem. Esse processo propicia uma construção coletiva e visa o desenvolvimento total do indivíduo. Se elas forem estruturadas com confiança, pautadas na aceitação, na empatia e na congruência, serão mais saudáveis e positivas para o sujeito. Portanto, as relações sociais fazem parte da vida do ser humano. As primeiras com as quais ele entra em contato são as familiares. A família é uma instituição que apresenta o mundo para o indivíduo, que faz com que ele entre em contato com a realidade e seja capaz de interpretá-la. Porém, em alguns núcleos familiares essas relações não acontecem de uma forma que o auxilie no entendimento dos vários contextos sociais existentes.
O processo de maturação e as experiências oferecidas à criança por meio de um ambiente propiciador influenciarão o desenvolvimento do indivíduo. Assim, ela se desenvolverá de acordo com o ambiente, pois poderá adquirir características através das experiências, além das que são inatas. Se há relações familiares saudáveis que proporcionam um diálogo entre a realidade interna e a externa ao indivíduo, ocorrerá um processo prazeroso de aprendizagem. O adulto, desde as suas primeiras intervenções, cumpriu o seu papel, auxiliando no surgimento de um ser independente, capaz de aprender, entender e agir na realidade.
Processo de Aprendizagem
Compreender como se dá o processo de aprendizagem é de suma importância. Os indivíduos aprendem de formas, maneiras e em tempos diferentes. Muitas vezes quando uma criança é rotulada como alguém que não aprende, incapaz, ou com dificuldades de aprendizagem pode não ser uma informação verdadeira, mas sim, o ritmo dela é diferente, ou aquela metodologia utilizada não a beneficia.
Há também outro fator relevante como justificativa para saber como ocorre a aprendizagem, para entender o porquê do não