M todo da Media o Dial tica
Quais são as etapas da Organização do ensino na Metodologia da Medição Dialética – MMD
A Metodologia da Medição Dialética – MMD – está relacionada com o conteúdo “ensinável” ou à organização da metodologia do processo de ensino com o intuito de promover a ação do professor que analisa os conhecimentos dos alunos e depois transforma os conteúdos a serem trabalhados em problemas que os alunos tenham condições de resolver.
O Processo da Metodologia da Medição Dialética – MMD – pode ser dividido em três fases que compreendem o Planejamento, o Desenvolvimento e a Avaliação.
PRIMEIRA ETAPA: PLANEJAMENTO
No planejamento o Professor seleciona os conteúdos de acordo com uma lógica formal e segundo a lógica dialética, e depois articula a metodologia de ensino através do plano de aula.
A - A Seleção dos fundamentos Teóricos
Para a elaboração deste plano de aula é preciso que profissional leve em consideração as ciências de referencia da área de atuação do professor e os princípios filosóficos da organização metodológica do conteúdo de ensino, na perspectiva da mediação dialética. A aula exige do professor o conhecimento para que possa articulá-la no preparo, no desenvolvimento e na avaliação da prática educativa.
a. A Ciência de referência da área de atuação do professor é de fundamental importância para conhecer os fundamentos da área de atuação, compreendendo os conceitos científicos selecionados para a aula, ou seja, é muito relevante que o professor se utilize dos conhecimentos de sua área de formação para prepara muito bem os conteúdos a serem apresentados em sala de aula para os alunos. Mas por outro lado o profissional não pode visualizar apenas os conteúdos, é preciso enxergá-los dentro de um contexto histórico, critico e educacional.
b. Os Princípios Filosóficos da Organização Metodológica do conteúdo de ensino, na perspectiva da mediação dialética dizem respeito à aplicabilidade dos conteúdos científicos preparados