Linguagem e Língua
LINGUAGEM E LÍNGUA: UMA REFLEXÃO
ACERCA DA DIALÉTICA ENSINOAPRENDIZAGEM
Sérgio Gomes de Miranda1
Instituto Brasil de Ciências e Tecnologia (FIBRA)
RESUMO:
O conceito de linguagem é parte indispensável no complexo trabalho com a língua.
Aqui, tem-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para estruturação dialética ensino-aprendizagem, por considerar a relação existente entre a história, a sociedade e a cultura na constituição dos conteúdos e dos sujeitos no seu contato com esses conteúdos, inseridos nesse contexto sócio-histórico-cultural. Então, tem-se a concepção sociointeracionista da linguagem, como processo de interação e mediação na relação semiótica entre o mundo e o homem, e da língua, um construto históricocultural como uma interface da sociedade que dela faz uso e que com ela se desenvolve, para o trabalho com o processo Ensino-Aprendizagem da língua portuguesa. Portanto, trabalha-se, aqui, com a língua em sua dinâmica discursiva nos vários contextos sociais em contraposição ao trabalho prescritivo/normativo, tendo como ponto de partida e de chegada a produção da leitura e a produção textual nos seus diversos tipos e gêneros.
PALAVRAS-CHAVE: língua(gem); Teoria Histórico-Cultural; dialética ensinoaprendizagem; sociointeracionista; Língua Portuguesa.
LANGUAGE AND LANGUAGE: A
REFLECTION ON THE TEACHINGLEARNING DIALECTIC
ABSTRACT:
The concept of a language is an indispensable part in the complex work with the language. Here, we have as a theoretical framework for Historic-Cultural Theory dialectic structuring teaching and learning, considering the relationship between history, society and culture in the creation of content and subjects in their contact with such content, within this context socio-cultural-historical. Then there is the
1
Mestre em Educação Pela Pontífice Universidade Católica de Goiás (PUCGO), Goiânia, Goiás –
Brasil e Professor de língua portuguesa do Instituto