lingua e linguagem
Linguagem é um sistema de comunicação natural ou artificial, humano ou não (Lyons, 1987). Assim, podemos nos referir a qualquer meio de comunicação, como a linguagem corporal, as expressões faciais, a maneira de nos vestirmos, as reações de nosso organismo (tanto aos estímulos do meio, como de nosso pensamento ou, mesmo, dos aspectos fisiológicos) ou a linguagem de outros animais, os sinais de trânsito, a música, a pintura, enfim, todos os meios de comunicação, sejam cognitivos (internos), socioculturais (relativos ao meio) ou da natureza, como um todo.
É importante observamos que, muitas vezes, encontramos o termo linguagem sendo utilizado com um sentido menos genérico, isto é, como sinônimo de língua. Isto ocorre, talvez, porque em muitas línguas como o inglês, por exemplo, não há duas palavras diferentes para designar os termos linguagem e língua (language) e apenas pelo contexto podemos identificar a diferença de sentido. Mesmo em línguas em que existem os dois vocábulos diferenciados, como o português (linguagem/língua), com muita freqüência, encontramos o , termo linguagem usado não apenas com seu próprio significado, mas, também, com o sentido menos genérico, isto é, como sinônimo de língua. É necessário, portanto, sabermos diferenciar bem estes conceitos para podernl0s, em determinado contexto, estabelecer a identificação exata.
O conceito de língua é mais restrito. Língua é um tipo de linguagem e define-se como um sistema abstrato de regras gramaticais. Isto quer dizer que o conceito de língua está ligado a um conjunto de regras gramaticais que identificam sua estrutura nos seus diversos planos (dos sons, da estrutura, da formação e das classes de palavras, das estruturas frasais, da semântica, da contextualização e do uso).
Os conceitos de linguagem e língua, bem-diferenciados, ajudam-nos a definir os campos de atuação de nossas investigações e a sabermos interpretar, com eficácia, os textos que nos chegam