Instrumentação Básica - Capacitores
Escola superior de tecnologia – est
LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO BÁSICA
experimento 2
Manaus
2012
Universidade do estado do amazonas – uea
Escola superior de tecnologia – est
LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO BÁSICA
experimento 2
Manaus
2012
Introdução
Um capacitor é um elemento passivo feito para armazenar energia em seu campo elétrico. Além dos resistores, os capacitores são os componentes elétricos mais comuns. Eles são usados extensamente em eletrônica, comunicação, computadores, e sistemas de energia. Por exemplo, eles são usados nos circuitos de sintonia de receptores de rádio e como elementos de memória dinâmica em sistemas de computadores.
REFERENCIAL TEÓRICO
Capacitores
Os capacitores estão comercialmente disponíveis em diferentes valores e tipos. Tipicamente, os valores variam de picofarad (pF) a microfarad (μF). Eles são determinados pelo material dielétrico com que são feitos e se são fixos ou variáveis.
A tensão através dos terminais de um capacitor é acompanhada pela separação das cargas dielétricas entre as placas do capacitor. Estas cargas têm forças elétricas atuando sobre elas. Então, as forças que atuam nas cargas dentro do capacitor podem ser consideradas como resultantes de um campo elétrico. Por esta razão, a energia armazenada ou acumulada em um capacitor é dita armazenada em um campo elétrico. O capacitor ideal, diferente do resistor, não pode dissipar nenhuma energia.
A energia que é armazenada no dispositivo pode então ser recuperada. Considerando, por exemplo, que um capacitor de 1-F tem uma tensão de 10 V. A energia armazenada é: w = 1/2Cv² = 50 J
Supondo que o capacitor não esteja conectado em um circuito; logo, nenhuma corrente pode fluir, e a carga, a tensão e a energia permanecem constantes. Se agora conectarmos um resistor aos terminais do capacitor, uma