blabla
diversos métodos indiretos para estimar o PV foram desenvolvidos
a falta de balança em pequenas propriedades ou ainda a dificuldade de levar animais até a mesma, tem sido uma dificuldade no monitoramento do peso vivo de animais
A fita torácica já é bastante utilizada, mas muitas vezes de forma inadequada, com variações na pressão feita durante as medidas, o que altera a leitura
o hipômetro pode substituir a fita torácica de forma satisfatória, inclusive para bezerras em aleitamento, facilitando a estimação do peso vivo em situações onde não existe disponibilidade de balança. Da mesma forma que para a utilização da fita, é importante que o hipômetro seja utilizado de maneira correta, principalmente no que se refere ao seu posicionamento e a pressão feita no compasso.
Tendo em vista a importância dessas características na produção animal e nos programas de melhoramento genético o objetivo deste trabalho foi apresentar uma maneira de construir um equipamento de medição prático, de baixo custo e com a mesma eficácia dos equipamentos encontrados comercialmente, que nem sempre estão à disposição no mercado, em especial de regiões em desenvolvimento.
Os tubos e as conexões utilizadas na confecção deste equipamento são tubos de PVC soldáveis, hidráulicos para água fria, encontrados em qualquer loja de material de construção. Os materiais utilizados foram:
1. 42 cm de tubo PVC 32 mm (figura 1)
2. 130 cm de tubo PVC 25 mm (figura 1)
3. 78 cm de tubo PVC 20 mm