Progreso Economico
Generalidades
A grande contribuição de Adam Smith para o pensamento econômico é exatamente a chamada teoria da mão invisível. A pessoa que ao optar por fazer isso não tem em conta o interesse geral da comunidade, mas sim o seu próprio interesse, que neste sentido é egoísta. O que Adam Smith defende é que ao promover o interesse pessoal, a indivíduo acabar por ajudar na prossecução do interesse geral e coletivo. Dizia ele, que não pelo benevolência do padeiro ou açougueiro que nós temos o nosso jantar, mas é pelo egoísmo deles, pois os homens agindo segundo seu próprio interesse é que todos se ajudam mutuamente. Então graças à mão invisível não há necessidades de fixar preço. Por exemplo, a inflação é corrigida por um reequilibro entre oferta e procura, reequilibro esse que seria atingido e conduzida pela mão invisível, pois é o inicio da glorificação do mercado que Adam Smith preconiza.
O estado
Para Adam Smith o Estado deve desempenhar 3 funções:
- Manutenção da segurança militar.
- Administração da Justiça.
- Erguer e manter certas instituições públicas.
O comercio aplica uma liberdade de circulação. Assim podem-se adquirir mais quantidade a menores preços no estrangeiro, essa liberdade deve ser procurada, nem que tal aplique desigualdade.
O Progresso deve ser dividido em 3 etapas:
- A caça e pastorícias pré-feudal.
- A sociedade agrícola.
- A sociedade comercial.
A passagem faz-se através de transformações na propriedade. Atingida o sociedade comercial, só existem uma fonte de crescimento econômico – a divisão de trabalho.
Adam Smith como se pode ver é o pai da economia liberal, foi ele que lhe deixou os seus principais fundamentos. Cujo expoente máximo é a chamada teoria da mão invisível.
A melhor educação
Adam Smith diz que as instituições para a educação podem propiciar um rendimento suficiente para cobrir seus próprios gastos. Ele não se ocupa se é dever do estado propiciar educação gratuita aos cidadãos.