GLOBALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PODER: O EXEMPLO DOS CONSORCIOS NO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL.
GLOBALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PODER: O EXEMPLO DOS CONSORCIOS NO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL.
Resumo
O atual processo de globalização diz respeito a profundas mudanças no campo econômico, político, sociocultural e tecnológico, caracterizando, assim, o contexto histórico em que vivemos. Esse processo tem sido analisado através de molduras político-ideológicas que acabam em julgamentos moralizantes, tornam seu entendimento fragmentado e não evidenciam suas contradições. Portanto, o objetivo deste trabalho será analisar os principais aspectos gerais que caracterizam a globalização, o poder e desenvolvimento trazendo a noção de "consorciação" para apresentar e explicar as articulações entre os diferentes atores do campo do desenvolvimento. Apresento o exemplo de consórcios no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil, como uma forma de desenvolvimento, poder e ideologia. Palavras chaves: globalização, desenvolvimento, poder e consórcios.
No contexto da globalização o processo do desenvolvimento brasileiro tem sido marcado por movimentos contraditórios. De um lado constatamos que os investimentos públicos e privados proporcionaram centros (cidades e regiões) com avançados estágios de desenvolvimento. De outro, constata-se a existência de grandes áreas que não despertaram o interesse dos detentores dos recursos econômicos (governos e empresários), sendo abandonados à própria sorte.
O movimento de globalização produziu um processo de desenvolvimento que se concentra em determinadas regiões, excluindo a grande maioria dos municípios. Para a maioria destas áreas o poder público municipal representa o único suporte para revitalizar a economia local. Entretanto, os projetos de desenvolvimento pressupõem investimentos financeiros que a maioria dos municípios não dispõe. Por outro lado há a necessidade de fazer uma discussão de forma a viabilizar o