Relatório de Estágio Supervisionado de Observação
LOUYSI ARAUJO
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO
BAURU
2014
INTRODUÇÃO
BIOMEDICINA
A Biomedicina é a ciência que conduz estudos e pesquisas entre Biologia e Medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos, diagnósticos e tratamentos.
A biomedicina desempenha um papel de extrema importância na saúde publica do Brasil. O biomédico identifica, classifica e estuda os agentes causadores de enfermidades e desenvolve ou aprimoram meios de combatê-los.
ANÁLISES CLÍNICAS
A análise clínica é o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente. Essas análises ocorrem a partir de um exame feito a pedido de um médico e são entregues em laboratórios próprios para realização desses exames.
ANÁLISES DE ALIMENTOS
Análise de alimentos também conhecida como bromatológia, é a ciência que estuda os alimentos. Esta ciência tem como função analisar os alimentos de forma detalhada, desde sua composição química, valor nutricional, valor energético, suas propriedades físicas e químicas, quais são seus efeitos no organismo, verificar se estes alimentos estão contaminados com elementos tóxicos e qualquer outra substância que pode alterar a qualidade do alimento. A bromatológia atua em vários segmentos desde o controle de qualidade dos alimentos, até o armazenamento dos mesmos.
HABILITAÇÕES DO BIOMÉDICO
O campo de atuação do biomédico é amplo, podendo atuar em:
Patologia Clínica (Análises Clínicas)
Biofísica
Parasitologia
Microbiologia
Imunologia
Hematologia
Bioquímica
Banco de Sangue
Virologia
Fisiologia
Fisiologia Geral
Fisiologia Humana
Saúde Pública
Radiologia
Imagenologia (excluindo interpretação)
Análises Bromatológicas
Microbiologia de Alimentos