A moral na sociedade urbana e rural
Com a revolução industrial os trabalhadoresperderam o controlo do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou oprarios),perdendo a posse da matéria –prima ,do produto final e do lucro . esses trabalhadores passaram a controlar maquinas que perrtenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos lucros. O trabalho realizado com as maquinas ficou conhecido por maquinanofactura.
Em nome de passagem marca o ponto culminante de uma evolução tecnológica, económica e social que vinha se processando na europadesde a baixa idade media, com efase nos países onde a reforma protestante tinha consseguido destornar a influencia da igreja católica:Inglaterra.escocia,países baixo ,mais tarde ,e num esforço declarado que copiar aquilo que se fazia nos países mais avançado tecnologicamente: os países protestantes.
De acordo com a teoria de karl Max, a revolução industrial iniciada na grã-bretanha, integrou o conjunto das chamadas revoluçpoes burguesa do século XVIII, responsáveis pela crise do antigo regime, na passagem do capitalismo cvomercial para o industrial. Os outros dois mavimentos que se aconpanham são a idependencia dos estados unidos e a revolução francesa que, sob influencia dos principos iluministas, assinalam a transição da idade moderna para a idade conteporanea. Para Max, o capitalismo seria um pouco da revolução industrial e não sua causa.