Política Fiscal
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
AÉCIO FELIPE DA SILVA PINHEIRO
EMANUEL VENÂNCIO PASSOS GOMES
JOSÉ ATHAYDES RAMOS DE FREITAS
POLÍTICA FISCAL
PETROLINA
2014
AÉCIO FELIPE DA SILVA PINHEIRO
EMANUEL VENÂNCIO PASSOS GOMES
JOSÉ ATHAYDES RAMOS DE FREITAS
POLÍTICA FISCAL
Trabalho acadêmico apresentado ao Colegiado do curso de Administração da Faculdade de Ciência Aplicadas e Sociais de Petrolina, como um dos itens de avaliação da 2ª unidade, da disciplina Macroeconomia, ministrado pelo Professor Antônio José Pedrosa.
PETROLINA
2014
1 ABORDAGEM CONCEITUAL
1. Política Fiscal
É uma ferramenta no qual o governo arrecada por parte dos impostos e gasta resultando no diretamente no seu orçamento, sendo que ele adere essa política para regular a atividade econômica.
1.1 Política Fiscal expansiva: é uma política de crescimento ou de aquecimento para a economia. O governo ao saber que o consumo está em menor proporção do que está sendo ofertado, tem o papel de estimular o crescimento. O modo que ele vai estimular é na diminuição da tributação ou injetando capital na economia, sendo que devido a esses fatores influencia na perspectiva do consumidor, pois com a renda em mãos e com os preços mais baixos devido há diminuição dos impostos aumenta-se o consumo, na perspectiva das empresas é que com imposto reduzido eles vão evacuar o que tinha do estoque e ter maior capacidade para produção, consequentemente precisara de mais mão de obra.
1.2 Política Fiscal restritiva: é uma política de contração ou desaquecimento da economia. O governo ao ver que há um aumento excessivo da demanda perante os recursos ofertados no mercado eleva-se os preços dos mesmos. A política faz que o governo desencoraje os consumidores, pois se tem um aumento dos impostos retirando dinheiro de circulação na