POLITICAS FISCAIS
Boa VISTA- RR
2014
Introdução
Políticas fiscais é o caminho na qual o governo utiliza para intervir no sistema tributário a fim de manter o equilíbrio econômico. Os tributaristas geralmente analisam a teoria da tributação por uma ótica jurídica, a investigação dos financistas é o suporte necessário para que se produzir um sistema tributário de qualidade a fim de que não haja rompimento social. A política fiscal pode ser expansiva ou restritiva, política fiscal expansiva é quando tem como objetivo estimular a Procura Agregada, nomeadamente quando a economia vive um momento recessivo e é preciso estimular o crescimento da economia, a política fiscal restritiva é quando tem como objetivo travar o crescimento da Procura Agregada.
Políticas fiscais
Política fiscal pode ser entenda como a atuação do governo na arrecadação de impostos e seus gastos. De fato, consiste que governo atua sobre o sistema tributário de forma alterar as despesas do setor privado. A arrecadação de impostos afeta o nível da demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para o consumo e poupança. Dado um nível de renda, quanto maiores os impostos, menor será a renda disponível e, portanto o consumo. Como os gastos são diretamente um elemento da demanda, quanto maior o gasto público, maior será sua demanda, e posteriormente seu produto.
No caso, se a economia apresenta tendência para a queda no nível de atividade, cabe o governo a estimulá-la, cortando impostos ou elevando gastos. Pode ocorrer o contrario, caso o objeto seja diminuir o nível de atividade. Qualquer aumento de imposto ou a criação de um novo, somente poderá entrar em vigor no ano seguinte à sua promulgação.
No Brasil, a carga tributária total não é particularmente a mais elevada, é menor que a dos EUA e muito menor que a da Europa. Contudo,