Estudante
Centro de gravidade de um corpo
Centro de gravidade ou baricentro de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força de gravidade de todo o corpo formado por um conjunto de partículas. Essas partículas são atraídas para o Centro da Terra, cada qual com sua força-peso. Centro de gravidade, portanto, é o ponto onde se pode equilibrar todas essas forças de atração.
No caso da força de gravidade resultar de um campo gravítico uniforme, o centro de gravidade é coincidente com o centro de massa. Esta é a aproximação natural no estudo da física de objectos de pequenas dimensões sujeitos ao campo gravítico terrestre.
Centro de massas
Centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos. O centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico (centróide). O centro de massa nem ao menos precisa estar dentro do corpo.
Em um tratamento de sistemas de massas pontuais o centro de massas é o ponto onde se supõe concentrada toda a massa do sistema. O conceito se utiliza para análises físicas nas quais não é importante considerar a distribuição de massa.
Para um sistema de massas discreto, formado por um conjunto de massas pontuais, o centro de massas pode ser calculado como:
--> Massa pontual iésima
--> Posição da massa iésima respectivo ao eixo de referência assumido.
Em casos que os corpos não sejam pontuais, usa-se esta fórmula:
Nos centros de massas em corpos de densidade variável podem ser calculados sem se conhecer a função de densidade . Neste caso, se calcula o CM da seguinte forma:
- A resolução da integral dependerá da função da densidade.
Determine as coordenadas do centro de massa do sistema de partículas indicado ao lado.
Resolução:
As coordenadas das partículas são: m1 → x1 = 0 ; y1 = 0 m2 → x2 = 1; y2 = 2 m3 → x3 = 4 ; y3 = 1