Globalização e seus maleficios
ISBN 85-7413-121-0.
O que é Globalização?
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.
Resumo
No livro A Globalização e seus malefícios, Joseph Stiglitz critica a Globalização e as
Instituições Globais que, segundo o autor, deixam de lado os países pobres em prol dos países industrializados. O autor começa por dizer que, porque trabalhou no Banco Mundial, viu em primeira mão os efeitos devassantes que a globalização pode ter nos países em desenvolvimento, e mais ainda nos mais pobres desses países.
Argumentando a favor da globalização Stiglitz escreve que, a abertura para o Comércio
Internacional ajudou muitos países a crescerem mais rapidamente.
Sendo também eliminadas as “(...) barreiras artificiais para os fluxos de mercadorias, serviços, capital, conhecimento e (em menor escala) pessoas através das fronteiras internacionais” foi-se possível aproximar os Estados e as pessoas.
Embora nem tudo seja ruim, a globalização afeta os países em desenvolvimento, pois não cumpriu com o “prometido” de reduzir a pobreza e assegurar estabilidade a esses países.
O autor acusa os países industrialmente desenvolvidos, liderados pelos Estados Unidos de hipocrisia. No seu ponto de vista os países desenvolvidos têm manipulado os países mais pobres para eliminar barreiras no comércio, mas continuam