Politica Fiscal
A Política Fiscal é uma denominação dada á ações do governo destinadas a ajustar níveis de gastos, sendo possível monitorar e influenciar a economia de um país. Existe também a politica monetária que modifica o comportamento da moeda, enquanto a fiscal opera frente aos gastos estatais. Uma das formas de articular uma política fiscal dá-se através da efetiva arrecadação de impostos, aplicando seus recursos da forma mais racional e eficaz possível. Basicamente, a forma de articular uma política fiscal dá-se através da efetiva arrecadação de impostos, aplicando seus recursos da forma mais racional e eficaz possível. Isso equivale a uma interferência também no setor tributário, modificando as despesas do setor privado. Uma maior arrecadação de impostos irá influenciar diretamente a disponibilidade de moeda no mercado, provocando uma redução de recursos que particulares poderão destinar ao consumo e à poupança. Assim, quanto maior a carga de impostos ditada pela política fiscal do governo haverá menor renda disponível para a população em geral, inibindo o consumo. Esta é uma das armas disponíveis aos governos para controlarem a taxa de inflação, pois tem como objetivo atingir a demanda.
Conceitos
Primário: dentro desse conceito não importa se ele é déficit ou superávit. Neste nos importamos com as contas do Governo, sem ênfase nos pagamentos de juros de dívida externa ou interna e sem inclusão de ajustes financeiros.
Nominal: neste conceito já se inclui despesas financeiras como pagamento de juros da dívida, correção monetária e correção cambial.
Carga tributária: é o total de impostos, contribuições e taxas arrecadadas pelo Estado em relação ao total de riqueza produzido pelo país durante certo período de tempo.
Relação Dívida/PIB: é total da dívida em relação ao total de riqueza produzida pelo país num certo período de tempo. Existem dois tipos básicos de dívida: a dívida pública e a dívida de particulares (financiamentos e empréstimos tomados