Bioquimica - as proteinas
Proteínas simples – aquela que só tem aminoácidos em sua estrutura.
Proteínas conjugadas – aquelas que além de aminoácidos, tem mais um composto em sua estrutura. A grande maioria das enzimas são proteínas, existe apenas uma cadeia que não é proteína. Essa cadeia é a cadeia das ribozimas, elas são enzimas, mas não são proteínas.
Metabolismo e digestão das proteínas:
O sistema digestivo lida com todas as proteínas basicamente da mesma maneira: quebrando-as em moléculas simples, ou seja, em aminoácidos, para que possam ser absorvidas através da mucosa digestiva até a corrente sanguínea.
Uma vez na corrente sanguínea, o aminoácido é absorvido pelas células do corpo, onde irão fazer parte de estruturas, enzimas ou até mesmo serem convertidos em energia (açúcar ou gordura) se estiverem em excesso. Proteínas não são todas iguais. Algumas proteínas contêm todos os aminoácidos essenciais ao metabolismo. Este tipo é chamado de proteína completa. Proteínas de origem animal tendem a ser completas. Indivíduos vegetarianos devem observar este quesito, procurando ingerir uma variedade maior de alimentos para compor todos os aminoácidos, visto