BIOQUÍMICA E PROTEÍNAS
CONTOS PEQUENOS
Leia os contos a seguir:
Perfume de Panetone
Come-se muito na época de fim de ano. Iolanda estava desesperada. Dezoito anos. Noventa quilos. Regime rigoroso. Rabanetes no almoço. Alface no jantar. A família toda reunida. Entupindo-se de peru. “Não, obrigada. Não estou com fome.” Três da manhã. Iolanda saiu da cama. O perfume do panetone era irresistível. Ela pegou a faca. Cortou a primeira fatia. O pai apareceu de pijama branco. “Iolanda. Você não pode comer.” Foi degolado com a faca de serra. Iolanda chupava o sangue do pescoço. “Tenho este direito.” Pensemos, em época de festas, em quem tem fome. (Voltaire de Souza)
Magia do Natal
Tempo de crise. Comércio nervoso. O sr. Beraldo tinha uma loja de artigos esportivos. “Neste Natal, precisamos de um marketing inovador.” Contratou cinco morenas sensacionais. “Vocês ficam aqui. Vestidas de Papai Noel.” Só um biquinizinho vermelho e branco. Entrou um rapaz chamado Gustavo. Sentou-se no colo da morena Kárin. Fez beicinho. “Quelo calinho.” Começou a sugar o seio da moça. Beraldo expulsou os dois com um taco de beisebol. O casal apaixonado se recupera num pronto-socorro. O Natal é uma ocasião preciosa para se reviver a magia da infância. (Voltaire de Souza)
Os textos acima são contos modernos que apresentam as qualidades da concisão e da brevidade, ou seja, ele é estruturado com uma linguagem densa, com muita economia de palavras. A dimensão desses contos se dá no sentido da profundidade temática.
O conto é uma narrativa que contém em si uma história secreta. É com se o conto manifestasse duas histórias: a visível e a secreta. Isso fica bem evidente nos textos lidos acima.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Elabore um conto no mesmo estilo dos exemplos acima.
Instruções e observações
• Sua redação deverá ter, no mínimo, 15 linhas.
• Faça uma revisão do texto antes de passá-lo à folha definitiva.
• Lembre-se de que você deve:
- ocupar as linhas de uma até a outra margem