Bioquimica proteínas
➢Macromoléculas compostas de uma ou mais cadeias polipeptídicas, em que cada cadeia possui uma seqüência característica de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.
➢As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco.
➢São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. ➢Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. ➢A maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
➢ São polímeros formados pela fusão de vários aminoácidos.
Importância da sequência de aminoácidos
➢O conhecimento da sequência de uma proteína é muito útil para a elucidação de seu mecanismo de ação. ➢A análise da seqüência e estrutura de proteínas está revelando as regras que comandam o enovelamento das cadeias polipeptídicas. ➢A determinação da sequência faz parte da patologia molecular. Alterações na seqüência dos aminoácidos podem produzir funções anormais e doenças. ➢A seqüência de uma proteína revela muito sobre sua história evolutiva.
Carregando…
Ligações peptídicas
➢Os aminoácidos podem ser polimerizados para formar cadeias; este processo pode ser representado como uma reação de condensação (em que há a eliminação de uma molécula de água). A resultante ligação CO-NH é a chamada ligação peptídica.
Peptídeos
➢Polímeros compostos por dois, três, poucos ou vários aminoácidos são chamados dipeptídeos, tripeptídeos, oligopeptídeos ( até 30 aa) e polipeptídios, respectivamente.
➢Polipeptídeos são polímeros lineares, em que cada resíduo aminoácido participa em duas ligações peptídicas; os resíduos das duas pontas do polipeptídio apenas participam numa ligação peptídica.