Desnatura Ao De Proteinas Bioquimica
Para falar sobre proteínas, não podemos esquecer que são moléculas formadas pela junção de aminoácidos, por meio de ligações peptídicas, e que existem quatro níveis de estrutura proteica : estrutura primaria, secundaria, terciaria e quaternária.
A desnaturação proteica, nada mais é do que a perda das estruturas secundarias e terciarias, ou da forma tridimensional, podendo deixar ate de serem ativas. Quando isso ocorre, sobra apenas as estrutura primaria, que é a propria cadeia peptídica.
Explicando esse processo mais detalhadamente, verifica-se a passagem de um estado altamente ordenado a um estado menos ordenado; também há um aumento de entropia ( uma medida da probabilidade de existência de um estado, sendo os estado menos ordenados os mais prováveis ). Em seu estado nativo, a proteína tem a conformação mais estável nas condições intracelulares; caso essas condições sejam alteradas, a condição da proteína também alterará; quando se rompe ligações de hidrogênio ou estruturas secundarias, a desorganização das estruturas secundarias e terciarias tem como consequência um aumento da sensibilidade aos enzimas proteolíticos, um aumento da reatividade de alguns grupos que se encontram implicados nas ligações secundarias e sobretudo uma perda das propriedades biológicas.
Isso pode ser algo irreversível, ou reversível. Um exemplo clássico de desnaturação irreversivel é o ovo quando é cozido ou frito, no seu aquecimento ocorre aglutinação e a preciptaçao da albumina, que é a proteína da clara do ovo, por isso ela se torna branca
Uma proteína pode ser desnaturada por vários fatores, sendo ele: o calor, que afeta de forma complexa interações fracas da proteína, alterações no Ph do meio, radiações ultravioletas e ionizantes, pelos detergentes, solventes orgânico, pela simples diluição ou simples agitação e pelas soluções de ureia ou guandina.
http://www.brasilescola.com/quimica/desnaturacao-das-proteinas.htm