Trabalho
(Myxiniformes)
É um grupo de peixes marinhos com uma forma cilíndrica e sem maxilas. É o único grupo de peixes que não pertence ao subfilo dos vertebrados, o corpo é apenas sustentado pela notocorda e o crânio é incompleto, então o cérebro está apenas protegido por uma bainha fibrosa. Fazem parte subfilo dos Cordados.
As feiticeiras, em geral, alimentam-se de cadáveres ou de pequenos invertebrados bentônicos. Ocorrem na plataforma continental e no mar aberto, em profundidades em torno de 100 metros. Possuem hábitos necrófagos.
Lampreias
(Petromyzontiformes)
As lampreias são anádromas, se reproduzem em água doce e migram para o mar para se desenvolver até a fase adulta, e pertencem à ordem Petromyzontiformes, na família Petromyzontidae.
Com um corpo cilíndrico e liso. A boca circular, de diâmetro idêntico ao do corpo e reforçada por um anel de cartilagem, é repleta de dentes córneos e uma língua raspadora, mas não possui mandíbula.
A coluna vertebral é basicamente formada pela notocorda (corda dorsal).
Algumas espécies de lampreias são parasitas.
Peixes cartilaginosos
(Chondrichthyes)
Existem cerca de 900 espécies de peixes cartilaginosos. A presença da mandíbula permitiu que a alimentação destes animais fosse mais variada. O esqueleto desses peixes é composto de cartilagem. Possuem mandíbulas móveis, são predadores marinhos. A pele destes é coberta por escamas placóides e glândulas mucosas, possuem várias nadadeiras. A boca é na região ventral, com muitos dentes. A narina termina em fundo cego, tendo apenas função olfativa. O coração é formado por duas câmaras. Respiram por brânquias, possuem ouvido, excretam nitrogenada é uréia. Apresentam linha lateral que é um fino sulco ao longo do tronco e da cauda e são formadas por células sensitivas ciliadas, graças a isso conseguem percebem vibrações na água. E são dióicos, com fecundação interna, podendo ser ovíparos ou ovovivíparos.
Peixes com raios nas nadadeiras
(Actinopterygii)
Os Actinoperígeos