BENCHMARKING
O Benchmarking, apresenta-se como poderosa ferramenta, na busca por vantagens competitivas , por diferenciação em mercados , por excelência em custos e preços; permitindo identificar fraquezas e ameaças e traçar ações de visem neutralizar a negatividade destes itens.
BENCHMARKING:
Entende-se como benchmarking, não só um processo de comparação entre empresas, mas segundo Balm, “ o benchmarking é uma investigação comparativa, que analisa a lacuna entre o nível atual de desempenho de uma organização e o que existe de melhor “.
Esta técnica, mostra-se com tipos diferenciados; assim é que identificamos formas de benchmarking, como:
- Interno, onde os parâmetros de maior eficiência, estão situados no ambiente interno das próprias corporações;
- Competitivo, onde busca-se a análise com fatos e dados oriundos da concorrência e;
- Colaborativo, onde as empresas de diversas atividades, trocam entre si, informações e experiências, que possibilitam o aproveitamento mútuo das excelências.
As principais vantagens advindas do uso desta ferramenta, que podemos constatar são:
- Obriga a corporação a manter um enfoque contínuo no ambiente (interno e externo), permitindo identificar novas tendências e tecnologias;
- Garantir a competitividade, entre seus concorrentes e buscar diferenciais para com eles;
- Maximização da eficiência no ambiente empresarial;
- Quebra de paradigmas, através da motivação do pessoal, e implantação de nova cultura empresarial.
METODOLOGIA: Este trabalho foi desenvolvido, tomando-se por base o mercado de produtos alimentícios, em específico, o segmento dos biscoitos e bolachas. Selecionamos 03 (três) empresas atuantes no ramo. Destas empresas, focamos o trabalho em um produto, comum as três: o biscoito cream cracker.
Detalhamos alguns problemas, identificados na empresa de menor porte, a partir da pesquisa e informações obtidas, nos pontos de venda, em contato com consumidores e distribuidores e