Resenha dos Livros 1 e 2 de Ética a Nicomaco
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
Erzenildo de Oliveira Freitas
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
MANAUS/2015
2015
ÉTICA A NICÔMACO
Resenha sobre os livros 1 e 2 de Ética a Nicômaco apresentado como trabalho em grupo da disciplina Metodologia do Trabalho Científico.
MANAUS/AM
2015
Ética a Nicômaco
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. GUIMARÃES, Torrieri. (trad.). Editora Martin Claret Ltda., 2015. 8ª reimpressão. 235 páginas.
LIVRO I Considerado um dos maiores filósofos gregos, Aristóteles nasceu na cidade de Estagira, norte da Grécia, indo para Atenas aos 17 anos estudar na Academia de Platão, permanecendo até a morte de Platão, 20 anos depois. Fundou o Liceu aos 49 anos. Como Sócrates, foi acusado de impiedade, fugindo para não permitir que os atenienses “pecassem duas vezes contra a filosofia”, morrendo um ano depois de uma doença estomacal. A extensão de suas obras, segundo pesquisadores e filósofos é assombrosa e, as disciplinas e termos que utilizou, duram até hoje: ética, lógica, metafísica, meteorologia, física, economia e psicologia são algumas de suas abordagens filosóficas, valorizando sempre o mundo das idéias. Visto como um dos fundadores da filosofia ocidental, seus escritos abrangem diversos assuntos, dentre as várias obras que escreveu, Ética a Nicômaco, dirigida a seu filho, expõe seus pensamentos e se destaca pela abordagem clara e concisa a uma das mais preciosas virtudes do Ser Humano: a Ética, O livro trata das virtudes humanas e é dividido em 10 Livros, nos quais Aristóteles expõe suas concepções e pensamentos, refletindo sobre todas as ações que visam um bem qualquer e com produtos distintos das suas finalidades individuais mas, na maioria das vezes com objetivos únicos que é o bem a que se destinam as ações, pois todas as intenções possuem uma finalidade e isso é individual, é de cada um. Desejamos um bem que a finalidade seria o sumo