benchmarking
•
“Bench - mark" pode ser traduzido por ponto de referência ou exemplo-padrão.
• Técnica instrumental da inteligência competitiva definido como:
"processo
de comparação sistemática de produtos e serviços com os oferecidos pela concorrência ou por empresas consideradas excelentes em algo determinado."
(MACEDO & PÓVOA FILHO, 1994).
Ou seja:
É uma ferramenta prática de melhoria para a realização de comparações da empresa com outras organizações que são reconhecidas pelas melhores práticas administrativas, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho. Pode ser aplicado a qualquer nível da organização, em qualquer área funcional. Tipos de Benchmarking
•
•
•
•
Benchmarking Interno
Benchmarking Competitivo
Benchmarking Funcional
Benchmarking Genérico
Benchmarking Interno
O Benchmarking interno é utilizado por empresas com objetivo de identificar as melhores práticas internas da organização, distribuindo-a para todos os outros setores da organização.
Benchmarking Competitivo
Esse tipo de Benchmarking mede funções, métodos e características básicas de produção em relação aos seus concorrentes diretos, com o objetivo de melhorálos de forma que a empresa possa não só alcançar, mas também ultrapassar os seus concorrentes e tornar-se melhor que eles.
Benchmarking Funcional
É a forma mais utilizada por não haver necessidade de comparar-se com um concorrente direto, investigando empresas de especializações distintas, cujo marketing ou material especializado seja interessante para sua empresa. Benchmarking Genérico
Nesse tipo de Benchmarking, as empresas envolvidas têm funções semelhantes em algum de seus processos, independente de seu produto bruto.
Aplicações do Benchmarking
Melhoramento dos processos;
Melhoramento do desempenho;
Melhoramento das estratégias da organização.
Metas do Benchmarking
Diminuir
mão de obra Utilizar incentivos por
produção