Geo Humana
Inicialmente abordando a origem dos municípios da microrregião podemos dizer que remonta ao período, entre o final do séc. XVII e início do séc. XVIII e em alguns municípios houve desmembramento. Existem 12 municípios compondo esta microrregião, que são: Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Congonhas, Entre Rios de Minas, Cristiano Otoni, São Brás do Suaçuí, Queluzito, Desterro de Entre Rios, Itaverava, Casa Grande, Santana dos Montes e Catas Altas da Noruega.
A respeito das características naturais, a microrregião é bem homogênea sendo sua geologia formada pelo Complexo Barbacena e geomorfologia composta por um relevo escarpado e ondulado, na porção norte e relevo mais suavizado com declives menos acentuados nas outras porções. No clima se destacam duas estações, uma mais chuvosa no verão e outra seca no inverno, com predominância do clima Tropical de Altitude. Os solos mais frequentes encontrados na região são o latosso vermelho-amarelo, cambissolo, argissolo vermelho-amarelo e o litossolo. E sua vegetação pode ser descrita como a área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado.
Está ocorrendo na microrregião uma diminuição do ritmo de crescimento populacional em relação ao Estado a qual pertence. Porém, mesmo com essa diminuição a evolução populacional fomentou os setores econômicos da região: agropecuária, comércio e serviços e a indústria. No setor agropecuário, a produção é voltada principalmente para subsistência e o excedente é exportado com pouca participação no contexto estadual e dentre os produtos agrícolas mais cultivados, são encontrados: o milho, o feijão, arroz, café, leite e o tomate.
Oferecidos em municípios específicos como Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Congonhas os produtos semiduráveis e duráveis, no setor de comércio e serviços é bem desenvolvido, sobretudo na oferta de produtos duráveis. Economicamente, percebe-se que tanto no setor de comércio e serviços, como na indústria,