Benchmarking
Introdução:
O constante progresso tecnológico, desenvolvimento científico, e demais métodos de aprimoramentos com ênfase de atingir vantagens competitivas compreendem diretrizes do estudo e entendimento das praticas das organizações que almejam superar e manter um alto nível de excelência dos seus produtos e serviços, assim como, a superação das expectativas de seus clientes.
Agregar valores competitivos num mercado altamente voraz é uma tarefa árdua, onde uma organização terá de adquirir um elevado grau de qualidade para obter padrões sustentáveis de superioridade. A manutenção regular destes padrões terá de se embasar nas tendências das inovações do mercado competitivo, sejam elas pretensiosas a alta evolução, ou desprendidas ao combate continuo entre as grandes organizações.
A necessidade da evolução sobre os métodos de trabalho requer processos de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais das grandes empresas concorrentes. Para difundir novos processos as empresas devem acompanhar as constantes mudanças no mercado, com base em orientações externas em vez de projeções mensuradas a praticas internas. Comparações conduzem as vantagens competitivas para absorver o que à de melhor entre si. Adaptando o que é desprovido de desempenho para a qualidade.
O conceito de alcançar níveis de desempenho e liderança pelo processo contínuo de comparações para alçar um nível de superioridade é chamado de BENCHMARKING, uma importante ferramenta de gestão que permite as empresas identificar pelos seus métodos qual a “melhor entre as melhores”.
O SIGNIFICADO DA PALAVRA BENCHMARKING
Podemos definir a palavra benchmarking como a junção de duas palavras do idioma inglês:
BENCH + MARKING
(Processo de comparação em si)
Não há peculiaridades próprias nesta junção, somente uma adaptação entre as palavras que expressa um sistema contínuo de processos que conduzem à superioridade e