Organizaçoes , pessoas e mercado
LOGÍSTICA
CEEP-CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO PROFISSIONAL
ALUNO: HERMANO SALVADOR DE SOUZA RAMOS
PROF: JOÃO TURMA: SUBLOG 3 NOTURNO
DATA:02/09/12
Teoria Geral de Sistemas
Todo sistema é composto por um ou mais processo(s) que interagem entre si(às vezes não diretamente), sendo construtivo ou destrutivo entre si. A Teoria Geral de Sistemas é uma teoria que tem por objetivo melhorar a compreensão sobre sistemas, podendo ser aplicada, de forma geral, a todo o tipo de sistemas.
Suas premissas seriam: * Os sistemas existem dentro dos sistemas. Sistemas são constituídos de subsistemas. * Os sistemas são abertos. Não existem sistemas fechados no mundo real. * As funções de um sistema dependem de sua estrutura.
O conceito de “sistema” engloba: * É um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. * É um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando um todo. * É um grupo de unidades combinadas que formam um todo organiza do cujas características são diferentes das características das unidades.
Podemos afirmar o seguinte sobre sistemas: * Comportamento probabilístico e não determinístico, pois seu comportamento nunca é totalmente previsível. * Os sistemas abertos são complexos e respondem a muitas variáveis que não são totalmente compreensíveis. * A realidade é feita de sistemas. * As propriedades dos sistemas não podem ser descritas em termos dos seus elementos separados. * A compreensão do sistema somente ocorre quando se estuda os sistemas globalmente, envolvendo todas suas relações e suas partes. * O todo pode ter propriedades que as partes não possuem e vice-versa. A sinergia significa literalmente “trabalho conjunto” e constitui o efeito multiplicador das partes de um sistema que alavancam o seu resultado global. As organizações são exemplos de efeito sinergético.
A