Barthes
Matrícula: 20133057
Matéria: Comunicação e Design
1. Diferencie segundo Barthes, a relação entre texto e imagem nos registros jornalístico e publicitário. Não deixe de incluir na sua resposta a definição dada pelo autor para o signo de fotografia.
Assim como o texto, a imagem também pode ser considerada uma mensagem, visto que é trabalhada por uma fonte emissora, um canal de transmissão e um meio receptor. Quando falamos sobre a relação entre texto e imagem devemos lembrar, primeiramente, que o texto destina conotar a imagem. Isso significa que ele da um ou vários significados para uma imagem que vemos. Um exemplo disso são as imagens dos jornais. Ao analisar uma fotografia jornalística, podemos encontrar diferentes significados, mas ao observar a legenda da imagem, ficamos com aquele significado que nos foi dado. No jornal, é como se o texto mostrasse o que de fato é a realidade, enquanto a imagem entra para produzir credibilidade e provar o que ali foi dito.
Já na publicidade, Barthes afirma que o texto funciona de maneira multimodal, visto que a imagem também está incluída e ajuda a contar a “história” e passar a ideia da peça. Por meio da polissemia de suas colorações e formatos, a fotografia divide o papel com a mensagem escrita, como elemento de reiteração da ideia, assim como no jornal. Na publicidade, a fotografia também pode funcionar como elemento de complementaridade, propondo uma informação diferente da que é dada no texto. Outra possibilidade é a de amplificação, quando a imagem busca trazer mais emoção e teatralidade ao que foi escrito.
De acordo com o autor, a fotografia eterniza um momento que não volta. A particularidade da fotografia está diretamente ligada a particularidade absoluta do sujeito que a observa. Podemos dizer que a fotografia suscita um campo indefinido, que vai além do processo de significados e significantes. Complementando essa ideia, podemos dizer que a foto não representa apenas o resultado de um