ação de dissolução de união estável consensual
___________, brasileiro, _____, _____, portador do RG nº ________, e CPF nº _______, domiciliado no Rua ___________ e ________, brasileira, _____, _____, portadora do RG nº ______ e do CPF nº ______, domiciliada à Rua ++++++, vêm, respeitosamente, por meio da advogada firmatária, “ut” procuração anexa, com escritório profissional na Rua ______, à presença de Vossa Excelência para propor a presente
AÇÃO DE DISSOLUÇÃO CONSENSUAL DE UNIÃO ESTÁVEL
Para que, com a devida vênia, ponderam, para a final requerer o que segue:
DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA
Preliminarmente, requerem os auspícios da justiça gratuita, com base no quanto disposto do art. 4º e seguinte da Lei nº 1.060/50, e de acordo com o disciplinado na Lei 7.115/1983, vez que, os mesmos declararam através de seus procuradores, serem pessoas pobres, no sentido jurídico da palavra, não dispondo, portanto de recursos para custear as despesas do processo sem prejuízo do sustento próprio e de suas famílias.
DOS FATOS
Os requerentes viveram maritalmente por um período de ______, constituindo um relacionamento público, estável e contínuo, verdadeira união estável, como comprova a declaração pública (doc. anexo).
Ocorre que, com o passar do tempo, os desentendimentos entre o casal tornaram-se habituais, em decorrência principalmente da manifesta e irreconciliável incompatibilidade de gênios, vindo a ocorrer a separação de fato em _____.
Desta maneira, é entendimento comum do casal a evidente insuportabilidade da convivência, tendo em vista não mais possuírem a harmonia conjugal necessária para a manutenção de um relacionamento em parceria, no qual predominem respeito e carinho mútos.
NA CONSTÂNCIA DO RELACIONAMENTO, O CASAL NÃO ADQUIRIU BENS.
Os requerentes, demonstrando firme determinação em se separar, por incompatibilidade de gênios, princípios e propósitos, firmam a presente ação nos termos