Trabalho
A História
Um ícone histórico de toda arquitetura de São Paulo, a Casa de Vidro foi a primeira residência fixa de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi, projetada pela própria arquiteta no ano de 1951. Ela está localizada em um bairro nobre da zona sul de São Paulo, o Morumbi, e foi a primeira residência do bairro que era dominado pela mata atlântica.
A casa de Lina é patrimônio histórico, e foi tombado pelo CONDEPHAT e pelo IPHAN em 1987. Desde de 1955 é sede do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi. A casa abriga tudo o que foi criado pelo casal ao longo de suas vidas. São obras de arte, móveis, documentos, objetos e cerca de 7.500 desenhos e 17.000 fotografias.
A Arquiteta
Arquiteta modernista italiana, nasceu em 05 de Dezembro de 1914. Estudou na faculdade de arquitetura da Universidade de Roma, na década de 1930. Se casou com Pietro Maria Bardi no ano de 1946.
Nesse mesmo ano, Lina parte definitivamente para o Brasil, ela foge dos traumas sofridos pela II Guerra Mundial, e se declara:
“Quando a gente nasce, não escolhe nada, nasce por acaso. Eu não nasci aqui, escolhi esse lugar para viver. Por isso, o Brasil é meu país duas vezes, é minha ‘Pátria de Escolha’, e eu me sinto cidadã de todas as cidades“.
No Brasil Lina encontra uma grande potência para todas as suas idéias, se instala em São Paulo, e passa a projetar e construir. Um tempo depois, Lina projeta sua própria residência, e a chama de Casa de Vidro.
Com horror à burguesia, à futilidade e ao luxo, Lina se apaixona pela cultura popular do Brasil, desenvolve uma grande admiração e se torna uma das principais influências do seu trabalho cultural. Faleceu em 1992, realizando seu maior sonho, de morrer trabalhando, estava no auge da sua intensa produção cultural.
"Eu tenho projetado algumas casas, mas só para pessoas que eu conhecia. Tenho horror em projetar casas para madames, onde entra aquela conversa insípida em torno da decisão de como vai ser a piscina,