Ação administrativa
APOENA
AÇÃO ADMINISTRATIVA
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Fortaleza-CE
2011
Centro de Educação APOENA
Turma ED102 - Noite
Organização Básica do Trabalho
Professora: Janine Fonteles
Equipe:
André Luiz Paiva Antonio Marcos Fabio Ibiapina Fabrício Santos de Sousa Francisco Antonio Jr. Francisco Emanuel Gilson Sousa Paulo Ricardo Valdísio José de Sousa
Fortaleza-CE 2011
Introdução
O conceito de ação administrativa abrange todas as ações desenvolvidas no âmbito das organizações pelos seus mais distintos agentes. Compreender os substratos sobre os quais tais ações se assentam é entender as diversas características dos mundos racionais e éticos nos quais as mesmas se concretizam, e onde se conflitam devido às suas disparidades.
Pode-se ser entendida, como o faz Guerreiro Ramos (1983), ou seja: a ação administrativa é “...modalidade de ação social, dotada de racionalidade funcional, e que supõe estejam os seus agentes, enquanto a exercem, sob a vigência predominante da ética da responsabilidade.” ( p.47) e mais adiante destaca que para se compreender a fundo a ação administrativa é necessário referir-se “...à racionalidade funcional, à racionalidade substancial, à irracionalidade funcional, à irracionalidade substancial, à auto-racionalização da conduta, à ética da responsabilidade, à ética da convicção ou do valor absoluto, e à dualidade de espaços existenciais” (p.49)
Ação Administrativa
Funções Organizacionais
A competência superior em pelo menos uma das funções organizacionais é