Conceitos de cultura e principio educativo para antonio gramsci.
Tema 1
Questão 9
A essência não se dá imediatamente, ela é mediata ao fenômeno e se manifesta em algo diferente daquilo que é, contudo a essência se manifesta no fenômeno e, por isso, o fenômeno revela a essência. Desse modo, as políticas sociais não podem ser analisadas somente a partir de sua expressão imediata como foto social isolado. Ao contrario, devem ser situadas com expressão contraditória da realidade que a unidade dialética do fenômeno e da essência.
Tema 2 questão 10
O Liberalismo dominou a política Europeia e dos EUA no século XIX, mas nem sempre foi fiel a seu combate contra o intervencionismo estatal.
Na primeira metade do século, os liberais são acérrimos defensores da propriedade privada, da economia de mercado e da liberdade de comércio internacional. Pugnam pelo fim das corporações, a desregulamentação do trabalho, defendem as liberdades políticas, o governo representativo, etc. O Estado devia ser reduzido à sua expressão mínima, limitando-se a assegurar as condições para o pleno desenvolvimento da economia privada, promovendo a criação de infraestruturas (estradas, transportes, etc.), áreas onde as possibilidades de obtenção de lucro eram mínimas.
Na segunda metade do século XIX, os liberais passam a exigir que o Estado garantisse a proteção do mercado interno face à concorrência internacional. No final do século reclamam a intervenção do Estado na conquista de novos mercados internacionais e o acesso a regiões com recursos naturais. O Liberalismo passa a andar associado ao Imperialismo. É nesta fase que o Liberalismo incorpora o "Darwinismo social", isto é, a concepção de que o Estado deve apenas centrar-se em criar as condições para que os mais aptos prevaleçam sobre os mais fracos. O Estado deve estar ao serviço dos ricos e poderosos (os mais aptos) e manter na ordem os mais fracos (os operários, camponeses, etc.).
Tema 3 questão 6
Os efeitos da Grande Depressão foram