Avaliação
«Avaliação – Processo Em Construção»
ROCHA, Cleide Ribeiro Gonçalves (2008)
Resumo
O artigo ora analisado constitui um material didático-pedagógico apresentado ao PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) – Paraná – Brasil.
No seu conteúdo traz considerações, pesquisas e busca de alternativas juntos aos professores do Colégios Estadal Emílio de Menezes, com intuito que eles sejam mais seguros e justos no processo de avaliação.
Aos possíveis professores leitores traz uma fundamentação teórica para incentiva-los a ter critérios justos no processo avaliativo.
Introduziu o tema citando Luckesi, (1996) e Freitas, (2008) para definir e apresentar o propósito da avaliação escolar. As citações definem avaliação escolar como sendo identificação de impasses e busca de solução; aquela que retrata o trabalho do próprio professor.
Fundamentou, baseado na ideia de Freitas (1995) e Vasconcelos (1998) que, como integrante do processo didático, a avaliação não se resume apenas a atribuição de notas, mas sim aquela que implica uma reflexão crítica sobre a prática a fim de captar seus avanços e possibilitar uma tomada de decisão.
Para isso, é preciso traçar as directrizes da avaliação, identificando instrumentos adequados para cada situação.
O processo avaliativo deve ser coerente com os objetivos pretendidos e com a perspectiva filosófica e pedagógica adotada pela escola.
Neste caso definiu teoria educacional e diferenciou modelos de avaliação escolar.
Modelo Tradicional
Pouca Participação dos alunos
Objetividade dos resultados
Preocupa-se com aprovação e reprovação
Ênfase na avaliação do conhecimento
Modelo Democrático e Participativo
Participação dos sujeitos envolvidos
A avaliação focaliza mais o sucesso escolar
Valorização dos aspectos qualitativos da avaliação
Avaliação do processo educacional
Funções da avaliação:
Diagnóstica, formativa, e somativa.
Pesquisamos” os alunos, o nível do seu