sismos
Agrupamento Terras de Larus
Autores: Nuno Santos nº17 e Vitor Ferreira nº24 7ºG
Professora: Madalena Santos
Os Sismos
Um sismo é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, das actividades vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas. E podem causar prejuízos muito graves como a destruição de várias estruturas e pode causar a morte a várias pessoas.
Previsão de sismos
Pode-se prever sismos apesar de ser muito difícil. Através de um aparelho chamado sismógrafo. Sismógrafo é um aparelho que regista as ondas sísmicas, ou seja, a intensidade dos terramotos, em sismologia. Detecta e mede as ondas sísmicas naturais ou induzidas e permite determinar, principalmente se organizado em rede, a posição exacta do foco (hipocentro) dessas ondas e do ponto da sua chegada na superfície terrestre (epicentro), para quantificar a energia desses terramotos expressa na escala de Richter.
Existem vários tipos de sismógrafos, por exemplo, os que registam os movimentos horizontais do solo, os que registam os movimentos verticais, etc.
O gráfico obtido num sismógrafo, através do qual pode-se observar características da propagação diferentes das ondas sísmicas, designa-se sismograma.
Prevenção de Sismos
· Ensinar as crianças a desligar o gás, a electricidade e a água.
· Identificar os locais mais seguros do local onde estás, seja os vãos de porta, cantos de sala, debaixo das mesas, camas ou outras superfícies resistentes.
· Saber os locais mais perigosos, como os elevadores, junto a janelas, espelhos, chaminés, no meio de salas e nas saídas.
O que fazer em caso de sismo
· Manter a calma.
· Em casa ou na escola, dirige-te para o