Sismos
Sismo: é um abalo brusco da crosta terrestre provocado, geralmente, pela rotura e deslocação de blocos rochosos quando estes ficam submetidos a forças de tensão no interior da Terra; os sismos também podem ser provocados por movimentação de magma ou abatimentos de grutas.
Noção de:
Isossista: linha curva, imaginária, que une pontos em que o sismo foi sentido com a mesmo intensidade.
Sismógrafo: aparelho que regista os movimentos da superfície da Terra provocados pelas ondas sísmicas. Os sismógrafos podem ser horizontais (regista os movimentos horizontais do solo) ou verticais (regista os movimentos verticais do solo).
Sismograma: registo, em papel, das vibrações efectuadas pelo sismógrafo.
Pode-se prevenir um sismo?
Apesar de muitos cientistas estarem a estudar este caso ainda não é possível prever um sismo. No entanto, é possível minimizar os seus destroços identificando zonas de maior risco. Estes destroços podem ser diminuídos construindo estruturas mais firmes, desenvolvendo a educação da população (principalmente no que diz respeito às medidas de segurança a serem tomadas) e organizando um plano de emergência.,
Quais as causas de um sismo?
Fenómenos vulcânicos – podem provocar sismos locais antes ou durante a erupção; Deslizamento de terras – quer se verifique á superfície quer em grutas subterrâneas;
Movimentos tectónicos – as forças que geram no interior da Terra actuam lenta e continuamente sobre as rochas, podendo levar à ruptura brutal dessas rochas com deslocação dos blocos fracturados, originando falhas.
Efeitos dos sismos:
Grau I – imperceptível: apenas registado pelos sismógrafos; nenhum dano;
Grau II – muito fraco: sentido por algumas pessoas em lugares fechados