Os Sismos
Os movimentos de massas magmáticas, relacionados com os fenómenos de vulcanismo, os abatimentos em grutas e cavernas, o desprendimento de massas rochosas nas encostas das montanhas e os movimentos tectónicos, são estas as mais vulgares causas naturais dos sismos.
Os movimentos do solo, provocados pelas ondas sísmicas, podem ser registados em aparelhos denominados sismógrafos, dando origem ao sismograma.
Dentro de casa ou dentro de um edifício deve-se evitar a utilização das escadas e nunca utilizar elevadores. Abrigue-se debaixo de uma mesa ou cama. Mantenha-se afastado das janelas, espelhos ou chaminés e evite estar próximo de objectos que possam cair. Caso se encontre no rés-do-chão de um edifício, e no caso da rua ser larga, é preferível que saia e, caminhando sempre pelo meio da rua, dirija-se para um local aberto.
Se estiver na rua deve dirigir-se para um local aberto e caminhar com calma, e não correr. Não vá para casa. Mantenha-se afastado dos edifícios, em particular daqueles antigos, altos ou isolados, dos postes de electricidade e de quaisquer outros objectos que possam estar em risco de cair. O mesmo se aconselha no caso de taludes e muros que possam ruir.