Auditoria no imobilizado
DISCIPLINA: AUDITORIA 4º ANO
AUDITORIA AS CONTAS DE MEIOS FIXOS E INVESTIMENTOS
Essa classe inclui os bens detidos com continuidade, ou permanência que não se destinem a comercialização ou ainda transformados no decurso normal das operações da empresa e que sejam sua propriedade.
Nesta integram:
• Bens corpóreos
• Bens incorpóreos
Estes são utilizados para o alcance dos Objectivos da empresa, durante o processo produtivo.
Factores que devem ser predominantes na classificação dum determinado bem em imobilizado:
• Duração: Tem que ter uma vida útil mínima de um ano
• Materialidade: Caso o custo seja materialmente irrelevante, o bem pode ser levado a custo “não justifica controlo do bem”
• Bases de valorimetria: o activo imobilizado deve ser valorizado ao custo de produção, incluindo todos os gastos para se colocar em funcionamento nas instalações da empresa. Exemplos: seguros, transporte, comissões a intermediários etc.
As imobilizações estão repartidas em:
1. IMOBILIZAÇÕES CORPÓREAS
Integram activos corpóreos, móveis ou imóveis que empresa utiliza na sua actividade operacional, com carácter de permanência e que não se destinem a venda.
Incluem ainda as benfeitorias e as grandes reparações que acresçam ao custo do imobilizado por aumentar a vida útil.
SEGUNDO O PGC, SÃO COMPOSTOS EM:
1- Terrenos e recursos naturais – compreende os terrenos e recursos naturais (plantações de natureza permanente, pedreiras, etc.), afectos as actividades operacionais da empresa.
2- Edifícios e outras construções respeita aos edifícios fabris, comerciais, administrativos e sociais, compreende as instalações fixas que lhe são próprias, ligados a actividade operacional da empresa. Os demais devem ser considerados como investimentos em imóveis.
3- Equipamento básico – engloba um conjunto de instrumentos, maquinas, instalações e outros bens com os quais se realiza a extracção,