Avaliacao das instituicoes de ensino superior
A avaliação das instituições de educação superior - tem por objectivo identificar o seu perfil e o significado de sua actuação, por meio de suas actividades, cursos, programas, projectos e sectores, considerando as diferentes dimensões institucionais.
Assim, avaliação institucional em seu conjunto, obedece os processos avaliativos que constituem um sistema através do qual, permite a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades, que concorrem para apuramento da qualidade do ensino como um conjunto, visando:
* à melhoria da qualidade da educação superior; * à orientação da expansão de sua oferta; * ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; * ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
Avaliação dos Cursos de Graduação - A avaliação dos cursos de graduação tem por objectivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relactivas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.
Esta avaliação, só é possível fazendo-se uso dos instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pela instituição.
I. QUALIDADE DO ENSINO E DAS INSTITUIÇÕES
O conceito qualidade em educação, segundo Davok (2007), admite variadas interpretações. Segundo essa autora, uma educação de qualidade vai desde aquela que possibilita o domínio eficaz dos conteúdos, ou aquela que possibilita a aquisição de uma cultura científica ou literária, até aquela que