Direito nas escolas
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Ensino e uso da constituição nas escolas de rede pública do Distrito Federal, na fase do ensino médio.
QUESTÕES
Qual o papel da escola, enquanto fonte de educação e aprendizado, no ensino sobre conhecimentos básicos sobre constituição?
Os alunos têm conhecimento de seus direitos e deveres, presentes na constituição?
O governo pode dar subsídios para esse aprendizado nas escolas de rede publica?
JUSTIFICATIVA
O verdadeiro cidadão é consciente de seus direitos e deveres. Tais direitos e deveres estão contidos na Constituição de 1988. O conhecimento dos direitos e deveres existentes contidos na Carta Magna, por jovens e adolescentes é fundamental para propiciar uma participação política, administrativa e social mais efetiva das pessoas na elaboração do Estado democrático de direito. Alem disso facilitaria o entendimento da linguagem jurídica nas gerações futuras, pois o ensino seria para todos os alunos do ensino médio de escolas públicas.
O governo poderia colaborar capacitando professores, para que estes pudessem lecionar de forma clara e objetiva, facilitando o entendimento por parte dos alunos.
OBJETIVO GERAL:
Suprir a falta de conhecimento sobre as bases do Direito Constitucional em alunos da rede pública do DF.
OBEJTIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar professores qualificados para lecionar direito e deveres básicos da constituição.
Identificar escolas que já mantêm ou mantiveram a matéria na sua grade curricular.
Analisar as condições das escolas para o acolhimento de mais uma disciplina na grade escolar.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Este projeto se fundamenta no principio de que a o ensino da constituição nas escolas transmite para os alunos uma noção de direito e deveres, com o objetivo de torná-los cidadãos mais informados no futuro.
Segundo George Marmelstein (2009) os direitos fundamentais possuem um inegável conteúdo ético. Eles são valores básicos para uma vida digna em sociedade.