Auxílio Reclusão - prós e contras
O Auxílio Reclusão é o benefício que é dado à família do presidiário. Um tema muito polêmico no cenário brasileiro por opiniões diferentes, mas muitas das críticas se dão sem o conhecimento profundo do tema, apenas por senso comum.
Dados de 2011 afirmam que o Governo Federal pagou a 30 mil dependentes de presos o valor médio de 594 reais de auxílio reclusão, antes de pensar que o gasto governamental é alto, temos que analisar que para receber o benefício, o cidadão teria que estar trabalhando, estar em dia com o INSS e ter baixa renda.
Percebemos que não é qualquer um que pode receber o benefício, mas ao mesmo tempo para recebê-lo, o cidadão terá que ser condenado em regime fechado ou semiaberto, o que remete a crimes graves, isso gera uma reflexão: como um assassino, por exemplo, terá sua família amparada monetariamente enquanto a família da vítima terá apenas o criminoso recebendo uma sanção punitiva como amparo?
E quem acaba financiando o benefício aos presos é os contribuintes, mesmo a justiça punindo o criminoso, acaba prejudicando indiretamente o cidadão de bem, mas não há outra solução, não podemos virar as costas para dependentes de quem não está mais presente, no caso a família do preso, eles continuam precisando de necessidades como transporte, alimentação etc.
O que pode ser feito é uma fiscalização árdua para verificar se realmente as pessoas que precisam estão recebendo, diminuindo gastos desnecessários e mais à longo prazo apenas com mais educação se conscientiza a sociedade para diminuir os crimes.