auto engano
O problema é que as mentiras que nos contamos não trazem seu nome verdadeiro estampado na fronte. É preciso, por isso, analisar os caminhos que nos levam até elas: encontraremos aí a origem de grandes conquistas e alegrias, mas também dos sofrimentos que muitas vezes causamos a nós mesmos e às pessoas que nos cercam. Reflexão profunda e original sobre a necessidade que tem o ser humano de iludir a si mesmo, bem como sobre as implicações éticas dessa tendência na vida pública e na vida pessoal.
A natureza e o valor do auto enganoA ARTE DO ENGANO NO MUNDO NATURAL
Ate onde pode chegar um ser vivo na busca de seus imperativos biológicos? Tudo que tiver ao seu alcance para saciar as suas necessidades. A arte do engano. O repertorio – o organismo usara padrões de comportamentos que capazes de iludir e driblar os sistemas de ataque e defesas de outros seres. É parte expressiva do arsenal de sobrevivência e reprodução no mundo natural.
O funcionamento do sistema imunológico dos seres se baseiam na proteção automática da auto defesa do organismo a invasões de substancia nociva, com bactérias, vírus protozoários. Então este detecta e ataca com anticorpos para eliminá-los. Mas se houver falha na identificação e no ataque, o invasor faz a festa nas entranhas do anfitrião, então os próprios agentes de defesa se auto-degeneram (auto imunidade). Alguns tipos de pólio, tipos de gripes e HIV, acionam