O pais do auto engano - resumo
Filósofo e Psicanalista André M. Vilar fala um pouco sobre o engano nacional feito pela mídia, que tenta influenciar as pessoas, ele diz como propaganda enganosa “a pacificação no Rio de Janeiro”.
Segundo ele o Brasil não quer gastar dinheiro com o social, e com isso acaba criando uma fachada que esconde os nossos problemas mais graves. Ele também resalta sobre as UPPs que não são tão eficazes quanto pensamos, e que por um lado, só funciona com o tráfico de drogas e o crime organizado. Fala sobre o sonho da pacificação nas favelas, mas que sem controle, ocorrendo crimes bárbaros como o estupro de uma turista dentro de uma van, e todo esse sonho indo por água abaixo por ver que toda essa segurança é falsa.
Além de tudo, o texto mostra o quão superficial o Brasil é, e que deibaixo de tantas camadas de “maquiagem”, nós acabamos nos recusando de ver a realidade. Estamos tão alienados com a mídia, que nos esquecemos do que realmente é importante, e do quanto somos enganados e nos enganamos. Acabamos nos perdendo no mesmo momento em que o dinheiro se tornou algo mais importante que a saúde, que a busca do corpo perfeito se tornou mais importante que seus interesses.
Precisamos parar de acreditar em tudo o que sai em jornais e revistas, e prestar mais atenção no mal estar da nossa civilização, que é a violência. Que esta por toda parte, atingindo um a um e que nos faz deixar de pensar que o Brasil pode controlar tudo isso.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
PSICOLOGIA JURÍDICA – DIREITO
O PAÍS DO AUTO ENGANO
Curitiba
2013