Psicologia Educacional - Resenha
A psicologia educacional um dos ramos da psic aplicada, preucupa-se com questões educacionais diretamente voltadas para a aprendizagem, o desenvolvimento e o ensino. Reproduzindo através de concepções subjetivistas e objetivistas as representações da relação indivíduo-sociedade.
AS CONCEPÇÕES OBJETIVISTAS- ( ou ambientalistas )
A psicologia educacional Objetivista se fundamenta na visão do homem como um “fato” que pode ser observado a partir de seus comportamentos exteriores. quais são os mecanismos que possibilitam o homem aprender? O ambiente possui grande influencia no individuo. A educação seria através da manipulação de estímulos do meio que possam conduzir respostas desejadas.
Psicologia educacional Subjetivista visão do homem como ser autônomo, criado para liberdade e que não é determinando pelo ambiente social. Professores e escola tem o papel apenas de possibilitar situações favoráveis ao desenvolvimento pleno do aluno, a partir de suas tendências e predisposições NATURAIS.
Objetivista -comportamental**Influenciada por Locke, que defendia a idéia da experiência, para padronizar o comportamento. Pressuposto de que o ambiente a predominância para o aprendizado do indivíduo. Sendo esse influenciado por condições ambientais que influenciam o aprendizado. Aluno é visto de forma passiva. Ensinar é arranjar contingências de reforço. Não há idéias de características inatas).
A psicologia educacional subjetivista tem uma visão de homem como um ser autônomo, que não é determinado pelo meio ambiente social. A educação ocorre por meio através possibilitar situações favoráveis ao desenvolvimento pleno do educando, a partir de suas tendências pré-dispostas naturais. subjetivista**Influenciado por Rousseau, que defendia a idéia do homem ser de uma natureza boa e quem o corrompe são as instituições. Havendo em nós potencialidades inatas, ou seja, uma tendência natural para o