Atuais desafios da educação infantil: entre o discurso e a prática.
FERNANDA DA CRUZ SANTOS cabocla12@live.com MARIA DE SOUSA PEREIRA celdaunica@yahoo.com.br PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL- (UFT)
RESUMO: Os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) serviram desde o século XIX, para favorecer pais e mães, que por sua vez, iam trabalhar fora para sustentar sua família. Nesses espaços a criança era vista como demandante apenas de assistência social. Hoje, com o passar dos anos a lei foi mudando, tornando, assim, a criança como o principal objetivo do trabalho da Educação Infantil. Auxiliar a mãe enquanto está no trabalho e não ocupando seu lugar na educação. Com o intuito de desenvolver capacidades e conhecimento corporais, afetivos e emocionais, estéticos e éticos. Para melhor compreender o que acontece com as famílias, entender, por sua vez, a realidade social, para o desenvolvimento infantil. Mas, isto é algo que em muitos CEMEIs não tem ocorrido, por falta de uma formação profissional e estrutura adequada para atender essas crianças. O artigo apresenta e discute a situação do CEMEI do município de Miranorte. PALAVRA-CHAVE: CEMEI, EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
Introdução
O desenvolvimento infantil vem cada vez mais, a ser estudado por educadores principalmente por aqueles que atuam na Educação Infantil. Expande-se, assim, esta etapa, onde a sociedade está mais consciente da valorização da infância motivando demandas por uma educação institucional para crianças de zero a seis anos. O CEMEI² é uma instituição social, cujo o objetivo é educar e formar a criança que passa a maior parte de seu tempo sob cuidados dos educadores. O objetivo do estudo é analisar como a o CEMEI de Miranorte vem se adequando as novas propostas estabelecidas para educação de crianças de zero a seis anos desde a Constituição de 1988. Ou melhor, verificar se existe, ainda, uma grande distância entre o que se pretende e o que se realiza, o que se