historia da educação
Graduação em Pedagogia
Ana Cristina Guimarães silva
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Araçuaí - MG
Setembro/ 2013
Ana Cristina Guimarães Silva
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia em História da Educação para requisito parcial na obtenção do titulo de licenciatura em Pedagogia.
Araçuaí – MG
Setembro/ 2013
A Infância e o papel da Educação
A infância está vinculada à sociedade. Inicialmente é necessário destacar a visibilidade social da infância e das crianças no atual contexto da sociedade contemporânea. De um lado, há um discurso social e político sobre a infância de direitos, ao passo que, de outro, percebem-se práticas sociais relacionadas com as crianças que não garantem seus direitos fundamentais. Ao mesmo tempo em que se procura respeitar os direitos da criança, muitas delas estão vivendo em situações adversas, enfrentando precárias condições de vida, vivendo situações que vão desde a exploração do trabalho infantil até o abuso e a exploração sexual por parte dos adultos. Dessa forma, a infância emerge como realidade social, mediada pela própria sociedade. Logo, numa mesma sociedade, numa mesma época têm-se diversos conceitos de infância. [...] sempre houve várias infâncias, distintas entre si por condição social, por idade, por sexo, pelo lugar onde a criança vivia, pela cultura, pela época, pelas relações com os adultos. Mas também eram diferentes as infâncias dependendo de quem as olhava, de quem as registrava, de quem as comentava, de quem investia nela. (MÜLLER, 2007, p. 96).
A criança é um sujeito histórico e, assim sendo, vivência sua infância dentro do contexto histórico em que está inserida, compartilhando e produzindo, juntamente com os adultos, os valores culturais, sociais, econômicos e religiosos de seu tempo, ou seja,