ATPS Gestão do Conhecimento
ADMINISTRAÇÃO 1° SEMESTRE
GESTÃO DO CONHECIMENTO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROFESSOR: RODRIGO RODRIGUES
RELATÓRIO 1
CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO Certas pessoas afirmam não haver uma definição amplamente aceita sobre o que vem a ser Gestão do Conhecimento. Após um estudo profundo do assunto, a equipe se colocou em uma posição de análise, definindo a “GC” da seguinte maneira: “Gestão do Conhecimento vem a ser toda manipulação de informação e de conhecimento disponíveis que os direcione positivamente e aproveite o máximo de seus benefícios, visando o progresso, a inovação, as melhorias, a superação de obstáculos ou a conquista de objetivos.”
São muitas as definições que podem ser analisadas. José Cláudio Cyrineu Terra, presidente da TerraForum Consultores, em seu livro “Gestão do Conhecimento: O Grande Desafio Empresarial”, aponta a Gestão do Conhecimento como uma estratégia central para desenvolver a competitividade de empresas e países. O livro “tecnologia da informação e gestão do conhecimento” nos dá uma gama de conceitos sobre o tema. Vejamos alguns deles: Alavi e Leidner: “Refere-se ao esforço realizado na identificação e, desenvolvimento e, disseminação e atualização do conhecimento coletivo da organização de maneira a umentar sua capacidade de inovar, de responder ao mercado e de competir.” Sveiby: “É considerada como uma maneira de criar valor a partir de ativos intangíveis, atuando nas competências e nas estruturas internas e externas da organização. O'leary: “Esforços de uma organização em converter o conhecimento pessoal em conhecimento coletivo, ligando pessoas a pessoas, pessoas a conhecimento, conhecimento a pessoas e conhecimentos.”
COMO FAVORECER A CRIAÇÃO
DE CONHECIMENTO NOVO NA EMPRESA
O conhecimento é bastante difundido no mundo dos negócios. As empresas tendem a aprender a usá-lo em seu dia a dia. Sua importância não está no fato de