Como contratar um arquiteto
É importante conhecer a linguagem do projeto arquitetônico, com seus símbolos e convenções, assim como, para saber ler e escrever corretamente, temos necessidade dos conhecimentos e regras de gramática. O desenho arquitetônico apresenta uma série de peculiaridades, que veremos a seguir, no sentido de instruir o aluno e torná-lo capaz de fazer uma leitura completa do projeto. Iniciaremos, passo a passo, as etapas de elaboração de um projeto, desde a escolha do lote até a aprovação nos órgãos competente
ESCOLHA DO LOTE DO PROJETO
É importante levar em consideração alguns itens como: Localização Edificações vizinhas Posição em relação ao Norte Situação topográfica do lote (feito pelo topógrafo) Afastamentos exigidos pela prefeitura (Uso do Solo) Índice de ocupação (Uso do Solo) Resistência do solo (Projeto de Fundação).
CONTRATAÇÃO DO ARQUITETO: É de fundamental importância a contratação deste profissional, até mesmo antes da negociação do lote, quando ele poderá orientar na escolha e adequação do terreno.
ESTUDO PRELIMINAR
A partir do momento em que o arquiteto fica ciente dos objetivos e necessidades de seu cliente,começa a elaboração de um croqui, ou melhor, de um esboço, que dará início a nova fase, denominada de Anteprojeto.
ANTEPROJETO
Solução Geral do problema com a definição do partido adotado, da concepção estrutural e das instalações em geral possibilitando clara compreensão da obra a ser executada.
PROJETO FINAL - Logo após a aprovação do projeto pelo cliente, o arquiteto passa a finalizá-lo, incluindo todos os desenhos necessários para a aprovação na prefeitura e no CREA.
CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia é o órgão onde o arquiteto registra um documento denominado ART Anotação de Responsabilidade Técnica, no qual assume total responsabilidade pelo projeto que assina. O CREA fiscaliza a atuação dos profissionais formados nas áreas de engenharia, arquitetura e agronomia. Regulamentadas, essas